Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prefeitura Municipal de Aguaí participa do IXº Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos em Barra Bonita


Pela primeira vez um aguaiano foi representar Aguaí no  IX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, no segmento município do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.

O evento foi realizado em Barra Bonita entre os dias 12 a 15 de setembro e cerca de seiscentas pessoas inscritas entre membros da sociedade civil organizada, prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos de órgãos do estado como integrantes dos vinte e um comitês paulistas, representantes de comitês de outros estados, além da presença maciça de especialistas da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de educadores da Secretaria de Estado da Educação, representantes de todas as diretorias de ensino do estado, todos na qualidade de multiplicadores das ricas experiências e vivências de educação ambiental em recursos hídricos, colhidas nas inúmeras mesas de diálogo, conferências, oficinas técnicas, atividades culturais, apresentações teatrais e 5 minicursos e 7 oficinas, além de saída de campo, cujo intuito foi desenvolver a dinâmica Olhares sobre um curso d´água em ambiente urbano e elaboração de documento final gerado durante o evento. Todas as atividades realizadas atenderam o tema norteador do IX Diálogo Interbacias foi Água para as cidades: respondendo aos desafios futuros.
A finalidade da organização dos Diálogos, por meio de sua programação, foi ressaltar “a necessidade de renovar compromissos com a produção e difusão do conhecimento e experiências que garantam a disponibilidade hídrica com qualidade, para múltiplos usos, o acesso ao saneamento básico para todos e a sustentabilidade do desenvolvimento regional”.
Os temas abordados e trabalhados, em diferentes momentos e atividades, foram dar a oportunidade de aprofundar conhecimentos e debates sobre os mesmos.
Os objetivos permanentes do diálogo levam em consideração os seguintes itens:
- Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
- Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
- Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
- Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
- Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.
- Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.

A comissão cientifica recebeu 171 trabalhos, disponibilizados na publicação Cadernos de Resumos 2011 do IX Diálogo de modo a permitir um contato mais direto com os autores, bem como para divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas por inúmeras entidades em todo o Estado, em toda sua diversidade e abrangência segundo os organizadores do evento.

O Engenheiro Ambiental e Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Aguaí submeteu e teve a aprovação de seu trabalhos no “IX Diálogos Interbacias”, cujo  título foi: Educação Ambiental para o Controle no Desperdício de Água, de autoria de Wilson Francisco Braga Martucci.

Como leitura geral e balanço do que foi abordado no evento, espera-se a colaboração de todos os atores que fazem deste evento de educação ambiental em recursos hídricos, reconhecidamente um dos maiores eventos desta natureza no estado e no país, fomentador de novos multiplicadores e que saem daqui revigorados e capacitados e que todos possam partilhar em suas comunidades das experiências aqui vividas e dos conhecimentos adquiridos.


Dia da Árvore comemorado com plantio de mudas no Interlagos


Para comemorar o Dia da Árvore, transcorrido na quarta-feira, dia 21, alunos de escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade efetuaram o plantio de 84 mudas no Parque Interlagos. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Departamento Municipal de Educação e o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente, da ETEC de Aguaí, também colaboraram com a programação, auxiliando no plantio das árvores.
Além do plantio das mudas, foram instaladas em pontos estratégicos da cidade 32 placas com desenhos e frases de conscientização ambiental, resultado de um concurso realizado em todas as escolas da rede municipal.
O prefeito Dr. Gutemberg participou da programação, incentivando os alunos a desenvolverem atitudes de respeito e preservação à natureza. De acordo com o prefeito, o trabalho de conscientização sobre sustentabilidade e educação ambiental vem sendo desenvolvido intensamente durante sua administração.
A Diretora de Educação do Município. Maria Benedita fez questão de ressaltar a importância do investimento em programas de educação ambiental.
“ Hoje a educação ambiental é uma obrigação de quem trabalha com educação, afirmou a Diretora Ditinha.
Também o prefeito Dr. Gutemberg fez questão de lembrar a importância do programa.
“ Estas crianças que aqui estão hoje, nunca esquecerão estas lições e é delas que virá a defesa do meio ambiente. Prevenir ainda é o melhor remédio, afirmou o prefeito.
As placas ilustradas com os desenhos dos alunos estão em vários pontos da cidade, e a exemplo das placas do projeto Educação no Transito, vieram para fazer parte da paisagem de nossa cidade, com mensagens importantes para toda população, demonstrando que esta administração municipal tem uma marca registrada com a educação de nossos cidadãos.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Oficina Municipal para Proteção do Jaguarí Mirim


A Prefeitura Municipal de Aguaí através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realizou em parceria com o Consócio Intermunicipal de Preservação do Rio Jaguari Mirim – CIPREJIM, a OFICINA MUNICIPAL, que teve como objetivo o projeto “O Sistema de Informação da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim: Bases para Conservação e Proteção de Mananciais Superficiais”. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um sistema de informações para a Bacia Hidrográfica do Rio Jaguarí Mirim, formando um banco de dados, utilizados para tomadas de decisão e atividades de educação ambiental. A base de dados tem por objetivo subsidiar um sistema de planejamento e controle de recursos hídricos e é composto por objetivo subsidiar um sistema de planejamento e controle de recursos hídricos e é composto por banco de dados geográfico. Onde houve a participação dos convidados para a elaboração do diagnóstico ambiental participativo do município e de sua região de drenagem do Rio Jaguarí Mirim, que é formado por onze municípios banhados pelo Rio Jaguari Mirim e seus afluentes, o projeto é financiado através do Fundo de Recursos Hídricos -  FEHIDRO  via Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu – CBH MOGI. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TRILHA ECOLÓGICA NO PARQUE INTERLAGOS


 

Aguaí esta ficando cheia de crianças ecológicas. Desde o dia 29 de agosto, o Departamento De Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Departamento da Educação lançaram o Projeto de Educação Ambiental, que envolve os alunos de 9 a 10 anos da rede púbica da cidade. Com a orientação dos alunos Antônio Macena, Danielle Spósito, Flávia Módena, Jéssika Ambrósio e Wilson Gonçalves, do curso de Técnico de Meio Ambiente, da ETEC de Aguaí, o projeto foi batizado de “Trilha Ecológica” e pretende chamar a atenção do publico mirim para as questões ambientais do planeta de uma maneira didática, divertida e interativa. Para  estimular ainda mais as crianças, todo projeto será realizado em ambientes abertos, onde o contato com a natureza é muito maior, assim na pratica as crianças guardaram tudo o que aprenderam, diferentes  maneiras de defender o meio ambiente. A trilha do Parque Interlagos consiste atravessar a vegetação nativa e percorrer ao redor da represa, sendo feito em aproximadamente 45min. No percurso, as crianças conhecerão várias espécies de arvores silvestres, pássaros, borboletas, poderão ver de perto o estrago provocado  pela ação do homem, e tudo que a natureza tem a mostrar. Após a visita cada criança escreve uma redação contando tudo o que aprenderam, esse material será  exposto no 1º Encontro de Meio ambiente, que será  realizado pela ETEC de Aguaí, e propagará  toda essa experiência para mais pessoas.