Pela primeira vez um aguaiano foi representar Aguaí no IX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, no segmento município do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.
O evento foi realizado em Barra Bonita entre os dias 12 a 15 de setembro e cerca de seiscentas pessoas inscritas entre membros da sociedade civil organizada, prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos de órgãos do estado como integrantes dos vinte e um comitês paulistas, representantes de comitês de outros estados, além da presença maciça de especialistas da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de educadores da Secretaria de Estado da Educação, representantes de todas as diretorias de ensino do estado, todos na qualidade de multiplicadores das ricas experiências e vivências de educação ambiental em recursos hídricos, colhidas nas inúmeras mesas de diálogo, conferências, oficinas técnicas, atividades culturais, apresentações teatrais e 5 minicursos e 7 oficinas, além de saída de campo, cujo intuito foi desenvolver a dinâmica Olhares sobre um curso d´água em ambiente urbano e elaboração de documento final gerado durante o evento. Todas as atividades realizadas atenderam o tema norteador do IX Diálogo Interbacias foi Água para as cidades: respondendo aos desafios futuros.
A finalidade da organização dos Diálogos, por meio de sua programação, foi ressaltar “a necessidade de renovar compromissos com a produção e difusão do conhecimento e experiências que garantam a disponibilidade hídrica com qualidade, para múltiplos usos, o acesso ao saneamento básico para todos e a sustentabilidade do desenvolvimento regional”.
Os temas abordados e trabalhados, em diferentes momentos e atividades, foram dar a oportunidade de aprofundar conhecimentos e debates sobre os mesmos.
Os objetivos permanentes do diálogo levam em consideração os seguintes itens:
- Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
- Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
- Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
- Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
- Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.
- Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.
A comissão cientifica recebeu 171 trabalhos, disponibilizados na publicação Cadernos de Resumos 2011 do IX Diálogo de modo a permitir um contato mais direto com os autores, bem como para divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas por inúmeras entidades em todo o Estado, em toda sua diversidade e abrangência segundo os organizadores do evento.
O Engenheiro Ambiental e Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Aguaí submeteu e teve a aprovação de seu trabalhos no “IX Diálogos Interbacias”, cujo título foi: Educação Ambiental para o Controle no Desperdício de Água, de autoria de Wilson Francisco Braga Martucci.
Como leitura geral e balanço do que foi abordado no evento, espera-se a colaboração de todos os atores que fazem deste evento de educação ambiental em recursos hídricos, reconhecidamente um dos maiores eventos desta natureza no estado e no país, fomentador de novos multiplicadores e que saem daqui revigorados e capacitados e que todos possam partilhar em suas comunidades das experiências aqui vividas e dos conhecimentos adquiridos.