Foto: Rio Jaguarí-Mirim, vista de cima da Ponte do Maluff em 20.12.2010.
Fonte: Wilson F. B. Martucci.
O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, esta data foi instituída devido à grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
O Rio de maior importância para o município de Aguaí é o Rio Itupeva, que além de servir para irrigação de culturas, serve para o abastecimento de toda a área urbana, seguido do Rio Jaguarí-Mirim de grande importância para agricultura, dessedentação animal, turismo e lazer, além de um mal necessário que são as minerações de areia, estas devem ser melhor estudadas, afim de, minimizar os impactos ambientais.
Proteção - Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária). É de vital importância preservarmos a mata ciliar, pois a mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.
A Mata Ciliar exerce um papel fundamental na proteção dos rios, funcionando como se fosse uma esponja. A Mata Ciliar não só protege os rios como evita o ressecamento do solo, a erosão e o desbarrancamento, mas também preserva a flora e a fauna que habitam estas áreas, contribuindo para evitar o desaparecimento de espécies.