Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


domingo, 7 de novembro de 2010

Pacto das Águas




A cidade de Aguaí aderiu ao Pacto das Águas.
Em sua quinta edição, um dos principais resultados alcançados pelo Fórum Mundial das Águas foi a conclusão do “Consenso da Água de Istambul”, documento gerado por lideranças que acreditam no poder local para estimular a participação dos municípios e órgãos regionais na gestão dos recursos hídricos. Como pioneiro na implantação da política de recursos hídricos no Brasil, o Estado de São Paulo não poderia deixar de fazer a sua parte.

Dessa forma, no dia 2 de junho, em Bocaina, às margens do Jacaré-Pepira, afluente do Tietê, o governador José Serra participou de ato público de adesão formal dos prefeitos ao “Pacto das Águas – SP”, que significa o comprometimento das prefeituras municipais e do Estado para a melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. A expectativa é que até dezembro o movimento se estenda a todos os municípios paulistas.

A proposta do pacto é radicalizar a participação, a descentralização e o alcance de metas estratégicas para melhorar a qualidade e a quantidade da água. Trata-se de um movimento envolvendo as autoridades locais representadas pelos municípios, consórcios de municípios, comitês de bacias hidrográficas e o governo do Estado, isto é, os responsáveis pela gestão das águas.

Ao aderir ao Pacto das Águas –SP, os municípios terão oportunidade de enfrentar de forma direta e objetiva as duas maiores ameaças aos recursos hídricos - a escassez e a degradação da água -, de exercer suas responsabilidades públicas perante as mudanças climáticas, e de encontrar mecanismos de preservação do planeta a partir de ações locais. Para isso, são necessárias ações de coordenação local, conscientização direcionada à preservação dos recursos hídricos e, como resultado final, o reconhecimento dos municípios como verdes e azuis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário