Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aguaí recebe treinamento sobre Brigada de Incêndio




Aconteceu na Escola Joaquim Geraldi o Curso Básico de Combate a Incêndio em Coberturas Vegetais, ministrado pelo 1º Sargento Gabriel Palmieri Filho, do Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista. Cerca de 20 pessoas receberam instruções de prevenção a incêndios e de como manusear equipamentos de segurança individuais.
Foram demonstradas diversas situações de incêndios, sendo algumas evitadas pela mudança de comportamento das pessoas, como o correto manuseio de botijões domésticos, velas e de líquidos inflamáveis. “Essa capacitação visa transformar os participantes em gestores na prevenção de incêndios. E também para que situações de riscos não se tornam mais agravantes devido a atitudes incorretas”, afirmou o Sargento Palmieri.
O policial se mostrou surpreso com o avanço dos projetos ambientais do Município, ressaltando que a adesão do Protocolo Verde de Gestão Ambiental Compartilhada certifica os municípios ambientalmente corretos.  “É necessário que os municípios estabeleçam normas que ajudam a combater as ocorrências de incêndios. Uma normativa muito importante previsto na lei federal é a proibição de soltar balão.”, comentou.
Após a teoria, os participantes puderam na prática confeccionar abafadores e também manusear os extintores de incêndio, cada um contendo substâncias diferentes – água pressurizada; gás carbônico e de pó químico. A oficina trouxe a simulação de um incêndio em vegetação rasteira, possibilitando assim os experimentos das ferramentas.
Wilson Francisco Braga Martucci, diretor da Agricultura e Meio Ambiente, analisou que o curso capacita condutas para ocorrências de baixo e médio risco. “Além de instruir as técnicas, aprendemos a realizar o atendimento prévio e como passar as informações para o Corpo de Bombeiros”.
Wilson Martucci afirmou ainda que, seguindo orientações do curso, algumas ferramentas deverão ser adquiridas para ajudar a combater queimadas em terrenos baldios.
Segundo ele, essa é a maior preocupação de incêndios no Município. “Nos próximos meses estaremos analisando junto aos vereadores a criação da lei de queimadas que multará proprietários de lotes incendiados”, finalizou.


 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário