Uso de Água
Atividade desenvolvidas em 2011
A Prefeitura é, atualmente, a responsável pelos serviços de água do município, assim será tomadora dos recursos do FEHIDRO com a Elaboração do Projeto de Controle de Perdas Físicas de Água, que visa diagnosticar medidas preventivas, visando evitar a ocorrência de perdas, especialmente vazamentos, atuando sobre suas causas potenciais: critérios de projeto que contemplam equipamentos de controle de pressão, especificações para materiais, especificações para manutenção de equipamentos, etc. Detecção de vazamentos visíveis e invisíveis, abrangendo basicamente dois aspectos: a medição e a prospecção e ações corretivas, através de normas e procedimentos de manutenção de redes, dimensionamento adequado de medidores de acordo com: consumo do usuário e a qualidade da água, otimização de consumo operacionais em lavagem de reservatório, limpezas e desinfecção de redes, descargas sanitárias, etc. E otimização de sistema comercial com a redução das ligações clandestinas, manutenção dos hidrômetros, controle absoluto de áreas, faturamento adequado dos grandes consumidores, etc.
Atualmente realizamos monitoramento de pressão na linha de recalque dos bairros municipais para detecção vazamentos na rede para reparos imediatos com o aparelho específico, e atender a NBR 12218, que fala do “Projeto de Rede de Distribuição de Água para Abastecimento Público”.
Foram realizadas obras na estação de Tratamento de Água para a substituição de filtros, válvulas e registros que estavam causando um desperdício de milhares de litros de água tratada.
O município se aderiu ao Pacto da Água, além de município já se interou – se ao Decreto N° 50.667, de Março de 2006 que regulamenta dispositivos da Lei n° 12.183 de 29 de dezembro de 2055, que trata da cobrança pela utilização dos recursos hídricos do domínio do Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.
Para o aproveitamento de água, a prefeitura possui o “Leito de Secagem” que visa reaproveitar a água anteriormente lançada em forma de efluente da lavagem dos filtros e decantadores do tratamento de água municipal, e impedir o assoreamento causado pelos sólidos sedimentados no tratamento.
E principalmente atuamos de forma ininterrupta as ações de conscientização quanto ao consumo consciente de água.
Na Semana da Água de 2011: fizemos 18 palestras atingindo alunos do primeiro ano ao colegial, com duração média de 40 minutos cada, visitas a estação de tratamento de água e passeatas. Durante as 28 passeatas (duas por escola, cedo e à tarde) foram distribuídos na cidade frases, mini panfletos, imã de geladeira entre outros materiais, todos elaborados pelos próprios alunos. Houve o concurso de desenho relacionado ao tema “Água e Floresta: Equilíbrio Perfeito para a Vida” e peças teatrais, posto isso na Câmara Municipal foi feito a premiação dos melhores desenhos, frases, trabalhos e peças teatrais e suas devidas apresentações ao público ali presente.
Entraves/Dificuldades
O ideal seria que a taxa da água fosse suficiente para manter um orçamento próprio para o setor o que não acontece. Como os munícipes pagam uma taxa única anual pelo consumo da água a população desperdiça sem controle e quando advertidas pelos fiscais desligam torneira e logo em seguida retornam a desperdiçar água novamente.
Falta recurso de grande valor para a substituição da rede de distribuição de água existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário