Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


segunda-feira, 21 de maio de 2012

DIRETIVA ARBORIZAÇÃO URBANA


Ações Referentes a 2011



A Divisão de Agricultura e Meio Ambiente elaborou o Plano Municipal de Arborização Urbana, afim de ordenar, orientar e incentivar o plantio nas ruas, praças, parques e quintas pelos munícipes e empresas parceiras ao meio ambiente. Foi feito de forma técnica, porém de fácil entendimento pelos leigos ao assunto, o Plano foi instituído em forma de lei municipal n.º  2283/2010 que “Institui o Plano Municipal de Arborização Urbana e dá outras providências”.;
Foram realizados plantios em ruas, praças, terrenos, parques e dada a devida manutenção. Em área institucionais ou áreas verdes da Prefeitura, onde não havia recursos para calçamento ou instalação de playgrounds definimos como floresta urbana, com plantio de árvores nativas da região no espaçamento 3x2, este tipo de plantio visa garantir o conforto microclimático, abrigo da avifauna, redução de ruídos e poluição atmosférica, regularização hídrica, estabilidade do solo, controle da poluição visual, sobreamento, controle na redução da biodiversidade, controle de vetores, tratamento paisagístico, etc.
Abrimos inúmeras “meia lua” nos calçamentos da cidade e plantamos as árvores adequadas ao ambiente urbano, com essa atitude a população acabou adotando a idéia e plantando em frente suas residências, a partir disto a procura de mudas de árvores indicadas ao ambiente urbano aumentou e muito na Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, que fornece sem custo algum aos requerentes e ainda orienta como plantar e dar a manutenção adequada.
A Divisão municipal responsável pelo meio ambiente faz inspeções e orientações quando solicitados cortes ou podas de árvores, e em muitos casos são negados os pedidos pelos motivos alegados.
A Prefeitura Municipal de Aguaí, através da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, realizou á arborização no loteamento José Lopes da Silva, situado no Jardim Aeroporto. O plantio das mudas de árvores foi feito nas ruas e na escola do bairro. O projeto contou com a aprovação da população local e o comprometimento dos moradores em preservar e cuidar das árvores.
      Este projeto é importante, não só pela nova aparência que está sendo proporcionada ao bairro, mas principalmente pelos benefícios aos moradores com a implantação dessa área verde.

Foi realizado o plantio no loteamento Tarcisio Alonso, onde serão construídas casas oriundas do CDHU. Quando iniciarem as obras as árvores já estarão proporcionando sombras em todo este novo loteamento.

No Parque Interlagos foram plantadas 880 mudas de árvores nativas da região,  400 mudas de primavera,  200 mudas de hibisco e 60 mudas de Montana nevada, totalizando em 2011 para a revegetação do parque 1.540 mudas.
     

Dificuldades
No caso da floresta urbana em espaços institucionais, além de dificuldades de manutenção, há o problema de cavalos que pastam nestes espaços e acaba comendo as mudas, além de algumas pessoas arrancarem sem motivo as mesmas.
Quando a arborização é feita em um bairro como um todo, existe a perda de muitas mudas pela resistência de alguns moradores e falta de manutenção das mesmas por não termos corpo de funcionários suficiente para a quantia de árvores plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário