Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


sexta-feira, 29 de junho de 2012

ETE JARDIM AEROPORTO


Na data de 25 de maio de 2012, esta Divisão de Agricultura de Meio Ambiente solicitou junto ao FEHIDRO verba para ampliação e adequação do Sistema de Tratamento de Águas Residuárias (STAR). O projeto foi elaborado por esta divisão e aprovado pela Câmara Técnica de Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.

Observando que no loteamento “José Lopes da Silva Filho” não houve implantação de novo STAR, nem a adequação/ampliação do sistema existente, ficando o existente sobrecarregado e sem eficiência quanto a redução da carga orgânica (DBO).


Todo loteamento é obrigatório o tratamento de seus efluentes sanitários para não comprometer o corpo d’água receptor e nem tratamentos existentes, sempre atendendo o disposto nos Artigos 18 e 19 A da Resolução 8468/76.

É inadimissível que administrações públicas que visam o bem estar da população façam loteamentos residencias sem o devido tratamento de seus esgotos, por isso esta divisão pretende deixar Aguaí com 100% em um prazo de tempo razoável. A ETE Itupeva está em andamento, a ETE Jardim Aeroporto vamos adequar e a ETE Amaro Nunes está com projeto pronto e devidamente licenciada nos órgãos ambientais, faltando buscar recursos para sua implantação.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PLANO MUNICIPAL DE MACRODRENAGEM URBANA DE AGUAÍ







Este plano veio para apontar as soluções e prioridades quanto as inundações e outros problemas de drenagem urbana do Município de
Aguaí.





O “Estudo do meio físico, para elaboração do plano diretor de macro drenagem, visando à preservação ambiental dos recursos naturais, solo e água, para o Município de Aguaí SP”, foi concluído e entregue para a atual administração dia 23.04.2012. O estudo teve um valor total de R$ 68.888,89, onde houve através do Termo de Referência elaborado pela Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, solicitação junto ao FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
A idéia é que Plano seja transformado em Lei e encaminhado para a Câmara Municipal dentro de uns 15 dias para aprovação e usos futuros, e não se perca em outras gestões e transições,  como demais projetos elaborados pelas administrações anteriores.

Para a realização dos trabalhos contou-se com uma equipe multidisciplinar composta por Geólogo, Geógrafo, Engenheiros, Tecnólogo e Técnicos de Nível Médio.

Os estudos sobre a macrodrenagem urbana, foram através do Plano de Trabalho Consolidado, sequentemente o Primeiro Relatório Parcial com Estudos do Meio Físico e por final o Relatório Final onde compuseram o Plano de Trabalho Consolidado (volume I), Estudo do Meio Físico (volume II), Levantamento de Dados e Informações (volume III), Diagnóstico e Prognóstico das Inundações (volume IV) e Estudo e Alternativas para Obras e Medidas e, Anexos e Desenhos n.º 22 ao 41 (volume V).

Com todos estes levantamentos, diagnósticos e estudos do meio físico da área urbana do município de Aguaí (solo, relevo, recursos hídricos superficiais, clima e usos e ocupação do solo) foi possível determinar maneiras de preservação do uso da água do solo e dos recursos naturais e principalmente determinar os pontos críticos de inundações e soluções aos mesmos. Estes pontos foram numerados de acordo com sua importância a serem resolvidos. As obras totais que resolverão os problemas de drenagem e macrodrenagem municipal estão com um valor estimado de R$15.000.000,00 (quinze milhões de reais). Por ser um valor muito alto, os problemas serão resolvidos em partes e de acordo com sua prioridade.

Aguaí está avançando na questão de saneamento, que é uma das principais ações que todo município tem que agir, mesmo com o orçamento pequeno, estamos provando que é possível conseguir esta quebra de paradigma. A ETE Itupeva quase pronta, ETE Amaro Nunes em fase de licenciamento, Plano de Diretor de Macrodrenagem Urbana pronto, Projeto de Elaboração de Perdas Físicas da Água em processo de licitação, o Plano Municipal de Saneamento está com o convênio assinado junto a Secretaria de Saneamento para elaboração do mesmo e a ETE Jardim Aeroporto está sendo solicitado verba junto ao FEHIDRO para construção, tendo seu projeto elaborado pela Divisão de Agricultura e Meio Ambienta, não precisando gastar recursos com terceiros.

terça-feira, 12 de junho de 2012

2ª CAPACITAÇÃO DE BRIGADA A INCÊNDIO

 A Prefeitura de Aguaí através de sua Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu a Segunda Capacitação em Brigada de Incêndio em Cobertura Vegetais, com ministração pelo 1º Sargento Gabriel Palmieri Filho do Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista. A capacitação contou com a presença dos membros de brigadas de incêndio e defesa civil de Aguaí, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Vargem Grande do Sul e São Sebastião da Grama, onde atualizaram informações tanto na teoria quanto na prática, sobre prevenção a incêndios e de como manusear equipamentos de segurança individuais para o combate a pequenos incêndios e fiscalização no âmbito municipal. 

Através desta capacitação, os participantes terão como prevenir incêndios, atenuar riscos, evitando que os mesmos não se agravem e após atendimento prévio informar se necessário a situação encontrada para o Corpo de Bombeiros.

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

  A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Aguaí está fazendo sua parte hoje 05.06.2012 estamos realizando palestras e passeatas, ainda este ano foram feitos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, concurso de maquetes e desenhos, e instalação de lixeiras na cidade sob o projeto do Departamento de Educação.

 Palestra realizada no projeto PET com as parcerias Divisão de Agricultura e Meio Ambiente e Pormoção Social.
 Passeatas com os alunos da rede municipal de ensino.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, economizar água, não colocar fogo em folhas, lixo e mato e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

CUIDAR É A MELHOR FORMA DE PRESERVAR!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DIRETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 Ações desenvolvidas em 2011


Objetivos

A Divisão de Agricultura e Meio Ambiente criou um blog ( http://agrimaaguai.blogspot.com ), onde são postadas a principais atividades da divisão e informações ambientais pertinentes, e até a presente data já estamos com aproximadamente 5.000 acessos.

O Gerente da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Aguaí é membro titular da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, onde junto ao outros membros buscam a melhoria contínua nesta questão. 

No ano de 2011 as maiorias das ações foram de forma prática, inclusive o material distribuído pela cidade de forma orientadora na questão ambiental em todas as suas vertentes, foram elaborados pelos alunos da rede municipal de ensino. Para isso ocorreram palestras, concursos de desenhos e frases para a Semana da Água, Semana da Árvore, Semana do Meio Ambiente..., as ações municipais vêm acompanhando as programações da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mogi Guaçu, onde o Gerente da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente desta Prefeitura é membro titular e atuante.

Em cada tema a ser trabalhado mostramos as relações com os outros temas, e a importância de atuar no conjunto todo, além de vídeos e documentários voltados ao publico infantil que mostrando a relação das questões ambientais como um todo e suas conseqüências atuais e futuras (Wall-E, Sem Floresta, Pequenos Monstros, etc).

Atuamos também na questão de Educação Ambiental com a Arte no Parque, aonde os alunos vão ao nosso Parque Interlagos desenhar sobre o meio ambiente, temos aulas ao ar livre no Parque, tais como português, matemática, entre outras, envolvendo-se ao tema, com a arborização urbana, coleta seletiva nas escolas, para que os alunos transmitam aos pais, coleta do óleo de cozinha usado nas escolas para estimular a fabricação de sabão e a reciclagem deste, com horta nas escolas cuidadas pelos alunos, com compostagem nas escolas, e outras atividades.

No estatuto do Magistério de Aguaí existe o cuidado em abranger temas de educação ambiental de uma maneira genérica transversal, sem muito aprofundamento, e de formas específicas com grande aprofundamento. O Departamento Municipal de Educação trabalha com material curricular específico com a proposta de atingir não só o aluno da rede municipal, mas também como extensão sua família.

A matéria Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal na rede municipal de ensino e inclusive está incluso nos materiais escolares de todas as matérias. Esse assunto é praticado com os alunos durante todos os dias do ano letivo.

Através da CTEA do CBH-Mogi, estamos elaborando um “Atlas de Educação Ambiental” a ser fornecido as escolas para que o professor obtenha informações e utilize em sala de aula.

Na Biblioteca Municipal possuímos um “Espaço Ambiental” com livros fornecidos pela SMA, Ministério do Meio Ambiente, ANA, DAEE, Cartilhas Ambientais Municipais e outros materiais adquiridos em outros órgãos e instituições.
Semana da Água: fizemos 18 palestras atingindo alunos do primeiro ano ao colegial, com duração média de 40 minutos cada, visitas a estação de tratamento de água e passeatas. Durante as 28 passeatas (duas por escola, cedo e à tarde) foram distribuídos na cidade frases, mini panfletos, imã de geladeira entre outros materiais, todos elaborados pelos próprios alunos. Houve o concurso de desenho relacionado ao tema “Água e Floresta: Equilíbrio Perfeito para a Vida” e peças teatrais, posto isso na Câmara Municipal foi feito a premiação dos melhores desenhos, frases, trabalhos e peças teatrais e suas devidas apresentações ao público ali presente.
Semana do Meio Ambiente: também houve concursos de desenhos, e frases, trilhas ecológicas em meio a área de preservação do Parque Interlagos e no final da trilha os alunos tiveram que fazer uma redação sobre a trilha e a importância do meio ambiente. Como monitores desta trilha trabalhamos em parceria com os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC de Aguaí (todos devidamente Certificados por esta atuação). Nesta semana capacitamos professores, coordenadores, diretores e outros públicos envolvidos com o tema, a Capacitação foi dada pelos funcionários da CETESB e Secretaria de Meio Ambiente, ambos os membros do CBH-Mogi, tal evento fez parte do 2º Simpósio de Meio Ambiente, também com certificações aos participantes.
Semana da Árvore: através do concurso de desenhos e frases, escolhemos os 30 melhores e elaboramos placas educativas, escaneado os desenhos e plotando diretos nas placas que foram distribuídas pela cidade e no Parque Interlagos com o intuito de chamara atenção e educar a população sobre as questões ambientais, além disso foram realizados plantios pelos alunos e doações de mudas aos munícipes.
Passeata da Primavera: No início da primavera os alunos da rede municipal de ensino fizeram uma passeata em torno de suas escolas e visitaram o Parque Interlagos.
Criança Ecológica: Visitas ao Parque Estadual de Vassununga em Porto Ferreira, Zoológico, peças teatrais, entre outras ações.
Estamos também com o projeto pronto, aguardando verba para a construção do Centro de Educação Ambiental em 2012, que terá espaços para palestras, aulas, cursos, viveiro de produção de mudas, compostagens, biblioteca ambiental, e outras atividades que venham a surgir no decorrer do tempo.

Elaboração de projetos de Eco Turismo para áreas de preservação no entorno do município, como o “Buracão do Zé Antônio”, área resultante de voçoroca com mais de 11 alqueires de vegetação nativa quase intacta com apenas algumas trilhas, a “Cachoeirinha” a aproximadamente 10 km da cidade, uma cachoeira no meio da vegetação nativa e freqüentada por moradores e alguns turistas, a “Mina do Curtume” onde a população busca água e o local foi arborizado afim de um conforto ambiental e de preservação. Existem também as “Eco Trilhas” na sua maioria nas estradas rurais do município e que passam muitas vezes no meio de vegetações da região, além dessas gerais temos as específicas como as do “Caminho da Fé”, “Rota da Capela” e “Rota das Bicicletas”, que sai de Aguaí e retornando para a cidade (caminho feito pelas estradas rurais municipais), essas Eco Trilhas são percorridas de diversas formas como montonbicke, motos de trilhas, jipe,  gaiolas, a cavalo e muitas vezes à pé, os grupos que percorrem essas trilhas são orientados a preservação do meio ambiente e a conservação das estradas rurais

Foram encaminhadas à rádio local vinhetas sobre recursos hídricos para inserções constantes durante sua programação.

Dificuldades

Como na maioria dos casos a falta de recursos financeiros é o mais agravante, embora na questão de Educação Ambiental estiver sendo bem trabalhada e atuada, com mais recursos aumentaria e muito as formas de divulgação e criação de instrumentos de educação.
As maiores dificuldades são a conscientização de moradores dos bairros mais carentes, tendo em vista suas preocupações prioritárias serem outras (financeiro), e a fiscalização por parte dos órgãos municipais, afim de, orientar o uso consciente dos recursos naturais.