Frase


DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO (Gandhi)


segunda-feira, 4 de junho de 2012

DIRETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 Ações desenvolvidas em 2011


Objetivos

A Divisão de Agricultura e Meio Ambiente criou um blog ( http://agrimaaguai.blogspot.com ), onde são postadas a principais atividades da divisão e informações ambientais pertinentes, e até a presente data já estamos com aproximadamente 5.000 acessos.

O Gerente da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Aguaí é membro titular da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, onde junto ao outros membros buscam a melhoria contínua nesta questão. 

No ano de 2011 as maiorias das ações foram de forma prática, inclusive o material distribuído pela cidade de forma orientadora na questão ambiental em todas as suas vertentes, foram elaborados pelos alunos da rede municipal de ensino. Para isso ocorreram palestras, concursos de desenhos e frases para a Semana da Água, Semana da Árvore, Semana do Meio Ambiente..., as ações municipais vêm acompanhando as programações da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mogi Guaçu, onde o Gerente da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente desta Prefeitura é membro titular e atuante.

Em cada tema a ser trabalhado mostramos as relações com os outros temas, e a importância de atuar no conjunto todo, além de vídeos e documentários voltados ao publico infantil que mostrando a relação das questões ambientais como um todo e suas conseqüências atuais e futuras (Wall-E, Sem Floresta, Pequenos Monstros, etc).

Atuamos também na questão de Educação Ambiental com a Arte no Parque, aonde os alunos vão ao nosso Parque Interlagos desenhar sobre o meio ambiente, temos aulas ao ar livre no Parque, tais como português, matemática, entre outras, envolvendo-se ao tema, com a arborização urbana, coleta seletiva nas escolas, para que os alunos transmitam aos pais, coleta do óleo de cozinha usado nas escolas para estimular a fabricação de sabão e a reciclagem deste, com horta nas escolas cuidadas pelos alunos, com compostagem nas escolas, e outras atividades.

No estatuto do Magistério de Aguaí existe o cuidado em abranger temas de educação ambiental de uma maneira genérica transversal, sem muito aprofundamento, e de formas específicas com grande aprofundamento. O Departamento Municipal de Educação trabalha com material curricular específico com a proposta de atingir não só o aluno da rede municipal, mas também como extensão sua família.

A matéria Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal na rede municipal de ensino e inclusive está incluso nos materiais escolares de todas as matérias. Esse assunto é praticado com os alunos durante todos os dias do ano letivo.

Através da CTEA do CBH-Mogi, estamos elaborando um “Atlas de Educação Ambiental” a ser fornecido as escolas para que o professor obtenha informações e utilize em sala de aula.

Na Biblioteca Municipal possuímos um “Espaço Ambiental” com livros fornecidos pela SMA, Ministério do Meio Ambiente, ANA, DAEE, Cartilhas Ambientais Municipais e outros materiais adquiridos em outros órgãos e instituições.
Semana da Água: fizemos 18 palestras atingindo alunos do primeiro ano ao colegial, com duração média de 40 minutos cada, visitas a estação de tratamento de água e passeatas. Durante as 28 passeatas (duas por escola, cedo e à tarde) foram distribuídos na cidade frases, mini panfletos, imã de geladeira entre outros materiais, todos elaborados pelos próprios alunos. Houve o concurso de desenho relacionado ao tema “Água e Floresta: Equilíbrio Perfeito para a Vida” e peças teatrais, posto isso na Câmara Municipal foi feito a premiação dos melhores desenhos, frases, trabalhos e peças teatrais e suas devidas apresentações ao público ali presente.
Semana do Meio Ambiente: também houve concursos de desenhos, e frases, trilhas ecológicas em meio a área de preservação do Parque Interlagos e no final da trilha os alunos tiveram que fazer uma redação sobre a trilha e a importância do meio ambiente. Como monitores desta trilha trabalhamos em parceria com os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC de Aguaí (todos devidamente Certificados por esta atuação). Nesta semana capacitamos professores, coordenadores, diretores e outros públicos envolvidos com o tema, a Capacitação foi dada pelos funcionários da CETESB e Secretaria de Meio Ambiente, ambos os membros do CBH-Mogi, tal evento fez parte do 2º Simpósio de Meio Ambiente, também com certificações aos participantes.
Semana da Árvore: através do concurso de desenhos e frases, escolhemos os 30 melhores e elaboramos placas educativas, escaneado os desenhos e plotando diretos nas placas que foram distribuídas pela cidade e no Parque Interlagos com o intuito de chamara atenção e educar a população sobre as questões ambientais, além disso foram realizados plantios pelos alunos e doações de mudas aos munícipes.
Passeata da Primavera: No início da primavera os alunos da rede municipal de ensino fizeram uma passeata em torno de suas escolas e visitaram o Parque Interlagos.
Criança Ecológica: Visitas ao Parque Estadual de Vassununga em Porto Ferreira, Zoológico, peças teatrais, entre outras ações.
Estamos também com o projeto pronto, aguardando verba para a construção do Centro de Educação Ambiental em 2012, que terá espaços para palestras, aulas, cursos, viveiro de produção de mudas, compostagens, biblioteca ambiental, e outras atividades que venham a surgir no decorrer do tempo.

Elaboração de projetos de Eco Turismo para áreas de preservação no entorno do município, como o “Buracão do Zé Antônio”, área resultante de voçoroca com mais de 11 alqueires de vegetação nativa quase intacta com apenas algumas trilhas, a “Cachoeirinha” a aproximadamente 10 km da cidade, uma cachoeira no meio da vegetação nativa e freqüentada por moradores e alguns turistas, a “Mina do Curtume” onde a população busca água e o local foi arborizado afim de um conforto ambiental e de preservação. Existem também as “Eco Trilhas” na sua maioria nas estradas rurais do município e que passam muitas vezes no meio de vegetações da região, além dessas gerais temos as específicas como as do “Caminho da Fé”, “Rota da Capela” e “Rota das Bicicletas”, que sai de Aguaí e retornando para a cidade (caminho feito pelas estradas rurais municipais), essas Eco Trilhas são percorridas de diversas formas como montonbicke, motos de trilhas, jipe,  gaiolas, a cavalo e muitas vezes à pé, os grupos que percorrem essas trilhas são orientados a preservação do meio ambiente e a conservação das estradas rurais

Foram encaminhadas à rádio local vinhetas sobre recursos hídricos para inserções constantes durante sua programação.

Dificuldades

Como na maioria dos casos a falta de recursos financeiros é o mais agravante, embora na questão de Educação Ambiental estiver sendo bem trabalhada e atuada, com mais recursos aumentaria e muito as formas de divulgação e criação de instrumentos de educação.
As maiores dificuldades são a conscientização de moradores dos bairros mais carentes, tendo em vista suas preocupações prioritárias serem outras (financeiro), e a fiscalização por parte dos órgãos municipais, afim de, orientar o uso consciente dos recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário